porta colmeia de aluminio

Hoje no levioliveira blogspot vou explicar como se faz porta colmeia de aluminio.Em alguns fornecedores de perfis de aluminio ja existem as colmeias prontas,mas se onde você mora não tiver, não tem problema ,num proximo post eu vou dar dica de como fazer um gabarito para virar as colmeias.
Como eu já comentei antes cada perfil de aluminio tem um numero que o indentifica.No caso da nossa porta colmeia vamos usar os da linha 28.
Pra começar vamos precisar do seguinte material
1)colmeia pronta
2)201
3)112
4)tubo 1x1/2
5)b25
6)travessa (306)
7)baguete (176)
8)lambrí
fechadura
dobradiça p/porta
dobradiça para o postigo
parafusos
arrebites pop
O primeiro passo vai ser cortar o 112 (contra-marco),no caso de a porta for 2,10x0,80 que é a medida padrão você corta 02 peças com 2,10 e 01 peça com 0,80
Depois de montar o contra-marco é preciso dar a folga.Você deve medir quanto deu a largura por dentro para saber com qual medida vai cortar o 201,eu recomendo 12mm.
Na altura é o mesmo processo,depois de saber quando vai dar a medida por dentro voce diminui 1,5cm,
então a medida do quadro de 201 vai ficar com : 207,2 x 76,2
Agora você vai montar o quadro de tubo 1x1/2 onde ficará fixado a colmeia. A medida da largura é a que tiver por dentro do quadro de 201,ja a altura é variavel,porque quando você aperta ou estica ela para que se ajuste na medida que você quer,ela aumenta ou diminui,por isso só depois de achar a medida da largura é que você vai saber qual a altura.
Enfim o quadro vai ficar assim:

Depois de fazer o quadro da colmeia e o quadro de 201 o proximo passo é colocar as travessas.Em seguida fixar os 02 quadros.
Bem pessoal,no proximo post a gente continua daqui,valeu? um abraço a todos!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótima postagem, me esclareceu uma dúvida. obrigado.

Anônimo disse...

cleiton obrigado pela dica como fazer um gabarito para grade comeia